quinta-feira, 29 de abril de 2010

Review: Tokujo Kabachi!!

O protagonista de Tokujo Kabachi!! é Tamura Katsuhiro (Sakurai Sho), um assistente de uma assessoria jurídica com um grande senso de justiça. Isso nem sempre foi muito vantajoso, já que acaba trazendo problemas demais para seu escritório por tentar ajudar todo mundo. Seu chefe é Ohno Isamu (Nakamura Masatoshi) e com ele também trabalham Shigemori (Endo Kenichi, meu segundo ator preferido do Japão) e Matsuo (Watanabe Ikkei).

Esse tipo de funcionário não é bem advogado, apesar de terem cursado faculdade de Direito. Eles só podem cuidar dos procedimentos iniciais (como negociações) e não podem cobrar por seu trabalho. Essa é uma questão que aparece bastante no drama, já que apesar de querer muito ajudar, o Tamura nunca pode ir além.

Depois de se enfrentarem em um caso, a assessora jurídica Sumiyoshi (Horikita Maki) é chamada para trabalhar no escritório também. No começo parece que são o oposto um do outro, já que ela é agressiva, desafiadora e não gosta do Tamura. Mas conforme o tempo vai passando ela percebe que as intenções dele são sempre boas, ele só é um cara que quer ajudar as pessoas.

Esse foi o drama da temporada passada que eu menos gostei. Porque na minha opinião ele demorou para “engrenar”, sabe? Sem dúvidas ficou bem melhor depois do 5º episódio, mas não achei a história em si muito cativante. Claro que adoro os atores e pra mim é justamente uma prova de que só eles não fazem o drama ser bom. É legal ver a Maki fazendo o papel de uma mulher mais forte e decidida e o Sho um bobinho inocente, mas nenhuma das duas atuações me convenceu. Apostaram tanto nos atores que a história ficou sem graça, como um plano de fundo para eles.

Em Tokujo Kabachi!! dá para aprender muita coisa sobre as leis e normas de advogados no Japão e isso é bom para quem se interessa. Mas achei a forma que mostrou excessivamente didática, o que deixou o drama um pouco infantil. Quem quiser ver bons dramas japoneses sobre esse assunto, há vários outros que “ensinam” melhor, como Hero, Majo Saiban e Magerarenai Onna.

Tokujo Kabachi!!
Episódios:
10
Download:
Em japonês (raw) com legendas softsub em inglês. Acho que alguém legendou em português, alguém sabe quem?

Um comentário: